APRESENTAÇÃO

A razão da manutenção é gerar condições operacionais para que equipamentos, instalações e serviços funcionem adequadamente, visando atingir objetivos e metas da empresa atendendo assim, aos clientes, ao mais baixo custo, sem perda da qualidade.
A atividade de manutenção precisa deixar de ser apenas eficiente para se tornar eficaz; ou seja, não basta, apenas, reparar o equipamento ou instalação tão rápido quanto possível, e, sim, manter o equipamento em operação, evitando a sua falha.
Normalmente quem está apagando fogo, vivendo de manutenção corretiva não planejada, não terá tempo para fazer engenharia de manutenção, mas possivelmente terá tempo para continuar apagando fogo e convivendo com péssimos resultados.
Neste cenário, os treinamentos são necessários e de muita importância para capacitar a mão-de-obra, proporcionar conhecimento, comprometimento, responsabilidade, trabalho em equipe, maior produtividade, maior qualidade na execução de suas atividades e eliminar desperdícios.
Contribuindo para atingir as melhores práticas de trabalho, a AVI tem na metodologia para “Análise de Falhas” um aliado extremamente importante, pois desta maneira aplicaremos o que denominamos “Engenharia de Manutenção”, na constante busca pela identificação da causa do problema, determinando uma ação de bloqueio e a solução dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo.
Este processo de trabalho tem como característica promover aos participantes conhecimentos sobre as metodologias e como utilizá-las, formar uma equipe multifuncional com elementos que conheçam as máquinas e equipamentos, permitir que atuem como líderes de equipes de análise, conduzam as atividades de análise prestando orientação e suporte aos integrantes da equipe.
Esta técnica de trabalho é um excelente condicionador ao trabalho criativo.

PÚBLICO ALVO

Todos os integrantes da manutenção (Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Engenheiros, Manutentores de máquinas, equipamentos, utilidades, predial) e Produção (Supervisores, Coordenadores, Técnicos, Preparadores, Líderes e Operadores).

OBJETIVO
Capacitar os participantes na aplicação em métodos e técnicas cujo foco é a prevenção de falhas/defeitos, a redução dos tempos de reparo, o melhoramento da segurança e a garantia da disponibilidade com base nas metas de produção.
Mudar a forma de pensar e agir do time de manutenção nas intervenções de manutenção.

PROGRAMA:


•     Conceitos Básicos de Confiabilidade e Disponibilidade: frequência de falhas, taxa de falhas, MTTR, MTBF;
•     FMEA (Modos de Falha e Análise dos Efeitos): introdução, conceitos básicos, formação de equipes, aplicação, função, falha funcional, sintomas, modos de falha, causa provável, frequência das falhas, efeito, consequência, risco dos modos de falha, ações recomendadas e recursos necessários. Neste módulo iremos analisar os modos de falhas dos equipamentos, suas causas prováveis e as ações a serem recomendadas para bloquear as causas prováveis, assim como, reduzir o risco de falhas. Trabalho Prático.
•    FMECA (Modos de Falha, Efeito e Análise da Criticidade): Conceitos, Desenvolvimento e Aplicação. Exemplo Prático. Neste módulo apresentaremos a metodologia para identificarmos, de forma quantitativa, quais são os equipamentos que apresentam a maior criticidade num sistema.
•    FTA (Árvore de Falhas): conceitos básicos, construção da árvore, símbolos e definições, e procedimentos para desenvolvimento das árvores de falhas. Neste módulo apresentaremos a metodologia básica para a análise de segurança (risco) com base nos eventos que concorrem para a ocorrência de um evento indesejado num sistema. Exemplo Prático.
•   Ciclo PDCA: Conceitos básicos e utilização no gerenciamento de atividade de manutenção. Neste módulo apresentaremos suas 08 fases (identificação do problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, bloqueio efetivo, padronização e conclusão);
•    Estratificação: Conceitos básicos e utilização para separar as falhas em suas diversas partes de forma a resolver cada parte até que se tenha eliminado todo o problema;
•    Diagrama de Pareto: Conceitos básicos e sua utilização para analisar um problema e focalizar a atenção naquilo que é prioritário;
•    Brainstorming: Conceitos básicos e utilização para obtenção de informações e ideias baseada no conhecimento dos funcionários e experiências em suas atividades;
•    Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa): Conceitos básicos e utilização para estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou oportunidade de melhoria;
•     Metodologia GUT Gravidade, Urgência e Tendência: Conceitos básicos e utilização para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação. Os problemas são classificados e hierarquizados conforme seu grau de importância;
•     Metodologia dos 5 Porquês: Conceitos básicos e utilização para identificação da causa raiz do problema;
•     Metodologia 5W2H: Conceitos básicos e utilização para elaboração de planos de ação e mapeamento das atividades.

METODOLOGIA
Exposição do conteúdo de acordo com as principais referências nacionais e internacionais em RCA, por meio de slides, apostilas e exercícios, utilizando a linguagem e exemplos práticos do dia a dia da Manutenção.
Serão realizados no decorrer de todo o treinamento exercícios práticos utilizando das metodologias FMEA, FEMECA, FTA, Estratificação, Pareto, Brainstorming, Ishikawa, GUT, 5 Porquês, 5w2h em um formulário para detecção de causa raiz da falha. Utilizando de casos de falhas reais da Brainfarma de forma a proporcionar resultados.
•    Os exercícios práticos serão formados por grupos de cinco alunos e permitirão a análise de problemas reais existentes na empresa.
•    Os exercícios práticos serão realizados em casos reais de falhas existentes em máquinas e equipamentos da Brainfarma.

INSTRUTORES:


EDUARDO JOSÉ AVI JUNIOR

Pós-Graduado em Gestão de Processos Industriais. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica. 32 anos de vivência profissional, 15 anos de experiência em Gestão Industrial: Qualidade, Logística, PCP, Manutenção, Produção, Processo e Estoque de Materiais, em cargos de Coordenação e Gerência. Cursos de especialização em Auditores Internos em QS 9000/98 – Iniciação em VDA 6.1/98, Preparatório QS 9000; ISO TS 16949; Auditores Internos em ISO 14000; FEMEA; ANPQP; Kaizen, TPM; 5’s; SMED; VSM; NR 10; Relações Trabalhistas – Negociações Sindicais; entre outras freqüentados. Artigos técnicos publicados em sites relacionados a área de gestão industrial. Professor da Cadeira de Análise de Falhas, Gerenciamento Estratégico da Manutenção, MCC Manutenção Centrada em Confiabilidade, KPIs Indicadores Chave de Desempenho e Gestão Orientada para Resultados no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção na Faculdade GAP de Goiânia/Anápolis.

VITOR ALEXANDRE CARDOSO

Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial, Especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, Gestor de Projetos na Empresa AVI Gestão Industrial e Treinamentos Ltda e instrutor no SENAI Nicandro Oltramari nas matérias de MS Project, Soldagem, Mecânico de Manutenção e Pneumática Industrial.

INFORMAÇÕES GERAIS


LOCAL
Instituto de Engenharia.
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120
(O local dispõe de restaurante e de estacionamento, pagos diretamente pelos participantes - não incluídos na taxa de inscrição).
Vila Mariana – São Paulo – SP

DATA: 2 a 4 de julho de 2019

CARGA HORÁRIA: Das 8h00 às 17h00 – 24 horas-aula

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 1.900,00
A taxa de inscrição inclui:
• Material didático preparado pelo instrutor.
• Coffee-break (manhã e tarde) nos três dias do curso.

COORDENAÇÃO: Os cursos ministrados pela Eventos Eficácia, são programados e têm o seu desempenho técnico acompanhado por um Comitê Técnico formado por profissionais de diversos segmentos industriais e por professores universitários.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão recebidas pela Eventos Eficácia até com 72 horas do início do treinamento, de acordo com as vagas disponíveis. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição, indicando o curso que se pretende freqüentar e remetida para a EVENTOS EFICÁCIA através do site www.eventoseficacia.com ou para o e-mail: treinamento@eventoseficacia.com Para inscrição de mais que um participante de uma mesma empresa, a ficha poderá ser xerocopiada.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO: Não haverá cancelamento de inscrição, podendo, no entanto, ser feita a substituição por outra pessoa, desde que formalmente comunicado com 72 horas do início do curso. A EVENTOS EFICÁCIA reserva-se o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido número mínimo de participantes que o viabilize.

VAGAS: Limitadas, obedecendo-se ao critério de ordem de recebimento de inscrições.

FORMA DE PAGAMENTO: As inscrições através de empresas serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado EVENTOS EFICÁCIA, pagável em qualquer banco. Por favor, ao preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado esse documento. A EVENTOS EFICÁCIA, de acordo com a Lei, encaminhará NOTA FISCAL (a empresa está enquadrada no SIMPLES NACIONAL).

CERTIFICADO: Será fornecido um certificado de freqüência para um mínimo de 80% de comparecimento.

TRANSPORTE E ESTADIA: As despesas com transporte, estadia e refeições correrão por conta dos participantes e as reservas em hotéis na Cidade de São Paulo deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados. Como referência hoteleira, indicamos o Hotel Green Place, localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, 1201, telefone (11) 5081-9150.

IMPOSTO DE RENDA: Eventos Eficácia está enquadrada no SIMPLES NACIONAL.

Informações e Inscrições


Telefone (11) 2212-0642 e 3663-2363
e-mail: treinamento@eventoseficacia.com

 

NOME COMPLETO:

EMPRESA:

RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA:

CARGO:

SIGLA DO DEPTº:

ENDEREÇO:

BAIRRO:

CEP:

CIDADE:

  UF:

TELEFONE:

RAMAL:

CELULAR:

E-MAIL DO PARTICIPANTE:

CNPJ:

INSCRIÇÃO ESTADUAL:

NOME PARA O CRACHÁ:

ENVIAR BOLETO BANCÁRIO E NOTA FISCAL A/C DE:

SIGLA DO DEPTº:

E-MAIL DO RESPONSÁVEL:

LOCAL/DATA: